Foto da noticia

Animais 'comemoram' o Natal com presentes na Cidade da Criança

Fim de ano é época de comemorações e o clima natalino tomou conta dos viveiros do zoológico do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente. A data não passa em branco para os animais que ali residem. Na tarde desta sexta-feira (23), tratadores entregaram alguns “presentinhos” para algumas espécies. A atividade garante um “enriquecimento ambiental” e muda a rotina dos bichos.

A bióloga Isabela Alves de Lima explicou ao G1 que é um modo de comemoração ao Natal, considerada uma data “importante”. A atividade, segundo ela, é um modo de fazer um “enriquecimento ambiental” com os animais. “Dessa forma, os animais saem da rotina diária que eles têm e acabam se desestressando, melhorando sua atenção, pensando pra fazer várias coisas, porque é uma coisa que eles têm de pensar para fazer”, comentou.Conforme Isabela, a equipe tenta fazer atividades diferentes com uma “certa frequência”, para que os animais não caiam na rotina. “De tempos em tempos, a gente oferece alguma coisa para eles saírem da rotina, distraírem e melhorarem o bem-estar deles”, ressaltou.

Surpresa!

Existe uma curiosidade sobre a reação dos bichos. “Nós nunca sabemos como o animal vai reagir e, então, ficamos curiosos. Como é uma coisa diferente para cada um, ficamos sempre na espera”, relatou ao G1 a bióloga.

Nesta sexta-feira (23), os tratadores estavam curiosos, principalmente, com o bugio, que ganhou um urso. “A gente ouviu que em uma época ele teve um ursinho, mas ele não tinha mais e gostava bastante”, lembrou.

Os presentes foram bem variados. Conforme a bióloga, para cada espécie a equipe fez um brinquedo ou uma forma de alimentação diferente. “No caso do bugio, que a gente chama de Remi, teve um ursinho de presente e a alimentação dele veio numa caixa de presente, que ele precisou abrir para retirar”, contou.

Já os papagaios receberam cordões de uvas, os tucanos ficaram com sacos de presentes cheios de comida, os cachorros-do-mato ganharam ossos de fêmur, “daqueles encontrados em pet shop, para os animais se distraírem e limparem os dentes”, segundo contou Isabela ao G1. Para o gato-mourisco, chamado de Logan, foi dada uma trouxinha com erva de gato, que permite a diversão, a distração e a brincadeira. O cervo também ganhou presente. “A gente colocou bonecos de neve com abóbora, uva e cenoura”, explicou a bióloga.

Guirlandas também foram entregues para os cervos, lhamas e carneiros. Para os hipopótamos e jabutis, teve melancia “personalizada” com o desenho de uma árvore de Natal. Os hipopótamos também ganharam tambores para brincar na água. “Eles ficam girando e gostam bastante”, relatou Isabela.

Bolas de galho com gramas em seu interior foram os presentes das emas. O formato do presente permite que elas “puxem” o alimento para comerem.

Leia mais em: www.g1.globo.com